2018 Fique sabendo! Notícias Últimas

Acesse as apresentações do intercâmbio entre países sobre a implementação da PrEP na América Latina

Entre os dias 25 e 26 de setembro, foi realizada na cidade do México, a Reunião de Intercâmbio entre Países sobre a Implementação da PrEP na América Latina, com objetivos de compartilhar experiências de implementação da PrEP como parte das estratégias de prevenção do HIV entre os países do projeto ImPrEP e outros países da América Latina: com planos de implementação ou expansão da PrEP e fortalecer as capacidades dos participantes dos países da América Latina em aspectos fundamentais da implementação da PrEP como parte das estratégias de prevenção combinada do HIV.

Além das equipes do projeto ImPrEP do Brasil, México e Peru, a reunião contou com a participação de representantes do Chile, Colômbia, Cuba, El Salvador, Guatemala, Panamá, e República Dominicana.

O acesso ampliado às intervenções de prevenção do HIV entre populações-chave representa um desafio para a região da América Latina. A baixa taxa de testes de HIV, bem como o alto número de novos casos de HIV a cada ano, torna necessária a incorporação de novas estratégias preventivas à gama de opções que cada país pode abranger, como a pré-exposição de profilaxia (PrEP) para o HIV. Desde 2015, a Organização Mundial da Saúde recomenda a PrEP como uma estratégia adicional para a prevenção do HIV para pessoas com risco considerável de infecção, dentro de uma abordagem combinada de prevenção.

 

Apresentação Download
1) Implementação da PrEP na República Dominicana. Robert Paulino-Ramirez; Aneska Mariño; Mayra Rodriguez-Lauzurique;
2) Experiência em El Salvador – Clinica VICITS Arturo Carrilho
3) Preparação para medidas de efeito de Prevenção do HIV nas populações-chaves e afetadas nas populações do Brasil, México e Peru. Valdiléa Veloso. Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas – FIOCRUZ – Brasil
4) Imlementação da PrEP na Guatemala Gerber Solorzano.
5) Implementação da PrEP na cidade do México
6) Projeto Interinstitucional de Prevenção Combinada do HIV na Colômbia.
7) Implementação da PrEP no Peru. Juan Guarnira
8) Profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV: Avanços na definição e implementação no Chile Elizabeth Cabello
9) Apresentação sobre o SICLOM – Brasil
10) Implementação da PrEP no Brasil. Ministério da Saúde do Brasil.
11) Processos globais e regionais relevantes para o aumento da escala PrEP: a força-tarefa da PrEP. Universidade Peruana Cayetano Heredia. Carlos F. Cáceres.
12) Profilaxia para HIV (PrEP) em Puerto Vallarta.
13) Resposta à epidemia do HIV no primeiro nível de atenção. Clínica Especializada Condesa – México. Andrea González Rodriguéz