PrEP, HSH e trans

Efeito PrEP: associação entre comportamento sexual de risco e percepção de risco para o HIV entre HSH brasileiros

Um artigo publicado na edição de outubro de 2023 do periódico Jmir Public Health and Surveillance avaliou a profilaxia pré-exposição (PrEP) como efeito moderador entre a percepção de risco para o HIV e o comportamento sexual de risco entre gays, bissexuais e outros homens que fazem sexo com homens (HSH) brasileiros. O estudo foi conduzido por Kevin Blair, da Universidade da Califórnia – Los Angeles, e Thiago Torres, do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, da Fiocruz, além de outros autores*.

A avaliação foi feita por meio da Escala de Percepção de Risco para HIV (EPRH), questionário on-line com 118 itens. A busca por voluntários aconteceu de fevereiro a março de 2020 via aplicativo Hornet. Com pontuação variando de 0 a 40, resultados < 10 para o EPRH indicavam alta percepção de risco para o HIV. Por sua vez, a avaliação sobre o comportamento sexual de risco aconteceu por intermédio de perguntas sobre número de parceiros sexuais, sexo sem camisinha e uso de estimulantes para o sexo, o que gerou pontuação variando entre 0 e 45. Entre os 4.344 HSH incluídos no estudo, 448 (10,3%) estavam fazendo uso da PrEP.  

Os autores observaram que, ao passo que pontuações maiores em comportamento de risco tendiam a ser acompanhadas de maiores pontuações para percepções de risco para o HIV, tal associação foi atenuada entre os usuários de PrEP. Os participantes que faziam uso da profilaxia apresentaram pontuação média maior para comportamento de risco e menor pontuação para percepção de risco quando comparados com aqueles que não tomavam PrEP. Portanto, a profilaxia atuou como efeito moderador entre esses dois fatores.

Entre as conclusões do artigo, estão a eficácia da PrEP como estratégia de prevenção e seu efeito psicológico, assim como a rotina de cuidados relacionados (testagem frequente para HIV, visitas a serviços de saúde etc.) como influências no efeito de moderação.

Link para o artigo:

https://publichealth.jmir.org/2023/1/e45134

* Autores do artigo:

Kevin Blair (1,2), Thiago Torres (3), Brenda Hoagland (3), Daniel Bezerra (3), Valdiléa Veloso (2), Beatriz Grinsztejn (3), Jesse Clark (1) e Paula Luz (3).

(1) Programa Sul-americano de Pesquisa na Prevenção do HIV, Divisão de Doenças Infecciosas, Departamento de Medicina, Universidade da Califórnia – Los Angeles, Los Angeles, EUA

(2) Departamento de Cirurgia,  Universidade da Califórnia – Los Angeles, Los Angeles, EUA

(3) Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, Brasil.