Espaço Trans HIV, IST e Outros

Pessoas trans que vivem com HIV e recebem terapia hormonal têm mais chances de alcançar a supressão viral

Estudo sul-africano, publicado em 11 de janeiro de 2023, no Journal of the International AIDS Society, aponta que as pessoas trans vivendo com HIV que participaram da análise apresentavam maiores chances de ter uma carga viral suprimida se estivessem recebendo terapia hormonal como parte de serviços integrados de saúde sexual e afirmação de gênero. A análise foi liderada por Rutendo Bothma, da Universidade de Witwatersrand, em Johanesburgo, na África do Sul.

Realizado de outubro de 2019 a junho de 2021, o estudo incluiu 5.636 pessoas. Dessas, 3.535 (62%) procuraram os serviços públicos de saúde locais. A maioria era composta por mulheres transgênero (89%), com idade média de 26 anos, com menos da metade tendo o ensino médio completo (45%) e quase um terço relatando estar empregada (29%).

Durante a pesquisa, 365 dos participantes que estiveram nos serviços públicos de saúde iniciaram a terapia hormonal. Desses, 40% viviam com HIV. Todos realizaram teste de carga viral e o índice de supressão foi de 90%, taxa superior à encontrada em ensaios anteriores.

Uma revisão final da análise indicou que, entre as pessoas transgênero que viviam com HIV, aquelas que receberam terapia hormonal tiveram três vezes mais chances de ter uma carga viral suprimida do que os participantes que viviam com o vírus e não realizavam o tratamento.

“Nossos achados indicam que cuidados de saúde diferenciados, com afirmação de gênero e prestação de serviços de HIV, são totalmente viáveis na África do Sul”, afirmam os autores. “Confirmamos também que oferecer terapia hormonal à população trans aumenta significativamente a possibilidade de supressão viral. Essa descoberta poderá representar uma grande evolução no tratamento do HIV”, concluem.

Fonte: site do Journal of the International AIDS Society, de 11 de janeiro de 2023.

(https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/jia2.25987)