HIV, IST e Outros

Artigo chama atenção para a necessidade de dados consistentes sobre a monkeypox entre travestis e mulheres trans

Um artigo endereçado aos editores do periódico Travel Medicine and Infectious Disease ressalta a importância da inclusão de travestis e mulheres trans em estudos sobre a monkeypox. Publicado em novembro de 2022, o texto é assinado por profissionais do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, da Fiocruz/RJ (INI/Fiocruz), Mayara Secco Torres Silva, Emilia Moreira Jalil, Thiago Silva Torres, Carolina Coutinho, Cristina Moreira Jalil, Sandra Wagner Cardoso, Valdilea Gonçalves Veloso e Beatriz Grinsztejn.

Intitulado Monkeypox, travestis e mulheres trans: a necessidade de uma iniciativa global, o artigo ressalta a urgência de suprir essa lacuna para uma população que já enfrenta vulnerabilidades sociais e estigmatização. Segundo os autores, até outubro de 2022, apenas duas publicações em periódicos científicos incluíram travestis e mulheres trans em seus dados. O fato de muitos estudos já existentes não distinguirem a identidade de gênero dos participantes contribui para tal invisibilidade.

Citando ainda o caso recente da Covid-19, o texto fala sobre como políticas públicas de saúde devem garantir que populações vulneráveis cumpram com medidas de prevenção e tratamento da monkeypox, fornecendo condições adequadas e apoio financeiro e de alimentação durante ocasiões como a necessidade de isolamento social.

Além de ser um centro de referência no Brasil para diagnóstico e tratamento de monkeypox, o texto ressalta o consistente trabalho desenvolvido pelo INI/Fiocruz junto a travestis e mulheres trans. Ao mencionar o baixo número de diagnósticos de monkeypox entre essa população (apenas dois casos foram confirmados pela instituição até outubro de 2022), os autores afirmam que uma iniciativa de enfrentamento efetiva não pode ser feita sem um esforço global. Apenas dessa forma, programas e estratégias de enfrentamento da monkeypox que atendam às especificidades desse grupo podem ser desenhados e colocados em prática.

Link para o artigo:      https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1477893922002253?via%3Dihub