PrEP: tecnologia de prevenção

Com suporte adequado, pessoas em situação de rua são bons candidatos para uso da PrEP

O programa Boston Health Care for the Homeless (Programa de Saúde de Boston para Pessoas em Situação de Rua) mais do que duplicou o número de prescrições de profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV entre pessoas que usam drogas e vivem nas ruas, em comparação com 2020, após adotar um modelo inovador de atendimento a pessoas de baixa renda. Atualmente, surtos de HIV vêm acontecendo nos EUA junto a essas populações mais vulneráveis e a PrEP pode ser uma boa alternativa para evitar mais infecções.

O programa oferece serviços médicos, odontológicos e psiquiátricos para pessoas em situação de rua em mais de 45 locais na área metropolitana de Boston. Na definição institucional, “situação de rua” inclui pessoas que não têm abrigo, moram nas ruas, estão hospedadas em casas de acolhimento, ficam na casa de outras pessoas ou estão em programas de tratamento de uso de alguma substância e queestariam morando nas ruas se não fosse pelo programa assistencial.

Em outubro de 2018, para melhor atender às necessidades dessa população, o Programa de Saúde de Boston para Pessoas em Situação de Rua reformulou os seus serviços de PrEP. Liderados por Katie Biello, da Brown University, pesquisadores avaliaram os resultados do programa de outubro de 2018 a fevereiro de 2020 que envolveu 239 pessoas na oferta de PrEP.

A idade média dos participantes erade 38 anos, 138 deles do sexo masculino, 77 do sexo feminino, 21 transexuais femininas e 1 não binário. Do total, 139erambrancos, 33 negros, 51 hispânicos e 16 participantes possuíam raça e/ou etnia desconhecida. O histórico de uso de drogas injetáveis foi relatado por 70% dos participantes.

Dos 239 participantes encaminhados para averiguar a viabilidade em PrEP, a prescrição da profilaxia foi oferecida a 152 (64%), dos quais 129 retiraram sua prescrição inicial, 96 um refil em três semanas, 42 um refil em três meses e 22 um refil em 6 meses.

Os pesquisadores usaram o método Kaplan-Meier para estimar que a probabilidade cumulativa de obter uma prescrição de PrEP por seis meses foi de 44%. Os pesquisadores não foram capazes de obter quaisquer dados sobre usuários que possam ter recebido a PrEP fora do programa, mas acreditam que isso seja incomum.Nenhum resultado adverso, como soroconversão para o HIV, resistência aos medicamentos ou exacerbações de hepatite B crônica, foi relatado.

A avaliação final do programa mostra que os sem-teto que usam drogas são bons candidatos para a PrEP e se tiverem o apoio adequado e um modelo de atendimento que vá até onde eles estão, tendem a aderir ainda mais à profilaxia. O modelo inovador empregado pelo Programa de Saúde de Boston para Pessoas em Situação de Rua deve ser considerado por outras regiões para lidar com os surtos atuais de HIV e para prevenir surtos futuros.

Fonte: Aids Map, 15 de junho de 2021

https://www.aidsmap.com/news/jun-2021/people-who-use-drugs-who-are-homeless-good-candidates-prep-appropriate-support

Texto Original:  American Journal of Public Health (AJPH) – Acessorestritohttps://ajph.aphapublications.org/doi/10.2105/AJPH.2021.306208